Contos

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Bom é quem mata mais

Notícia já fria, é vero, mas que vou requentar por conta das recentes manifestações oficiais do Brasil em relação a Honduras.

Leio na BBC que Lula, em maio, escreveu (?) artigo publicado no China Daily em que diz o seguinte:

"Os países emergentes estão ajudando a escrever um dos mais importantes capítulos da história do século 21"(...) "Há sinais de uma realidade nova, mais complexa e interessante tomando forma." (...) "Nós precisamos estar totalmente cientes da responsabilidade compartilhada por Brasil e China para ajudar a trazer reformas fundamentais na governança global de que o mundo precisa com tanta urgência"

Eu já vinha defendendo há tempos uma tese sobre a diplomacia brasileira e os conceitos de certo & errado. Se você quiser saber qual o lado certo, costumo expor, vá no lado oposto do defendido pela diplomacia brasileira, e em especial pelo Lula.

É sério. Façam o retrospecto:

- Quando o trombadinha boliviano tungou a Petrobrás, o que o governo disse em favor dos contribuintes brasileiros, que financiaram as instalações e conseqüentemente pagaram o pato? Que a Bolívia não deixava de ter razão. Só faltaram citar Proudhon como um mantra: "Toda propriedade é um roubo... toda propriedade é um roubo....toda propriedade é um roubo..."
- Quando a Colômbia mandou pro espaço um grupo de terroristas homiziados em região de fronteira com o Equador, por quem lamentamos? Claro, pelos terroristas....
- Quando os EUA propuseram intervenção humanitária no genocídio sudanês, quem fez parte da tropa de choque diplomática na ONU para barrar a proposta? Claro, o Brasil.
- Quem apoiou entusiasmado a suspensão do embargo a Cuba e seu retorno à OEA? O Brasil.
- Quem apoiou entusiasmado a imposição de embargo a Honduras e sua suspensão na OEA? O Brasil.
- Quem apoiou in limine a reeleição contestada do Presidente Iraniano? O Brasil.
- Quem foi que disse que Muammar Kadafi, o terrorista que é ditador da Líbia é "amigo e irmão", e que só não é democrático "para alguns"? O Brasil.

Não vou me alongar mais. Vamos direto ao ponto.

A China é uma ditadura que censura a internet, restringe a liberdade de expressão, massacra cidadãos que protestam, apóia o genocídio sudanês, etc etc etc.

Em que raios, então, Lula acha que a China pode trazer de inovação boa e interessante na governança mundial?

É o bloco dos BRIC avançando!

4 comentários:

Victor Eloy disse...

Lula vive atentando contra o bom senso e depois reclama que o Brasil não tem muito peso internacional.

Leandro Matos disse...

Gostei do conteúdo aqui. Parabéns.
Só umas coisas estranhas me intrigaram um pouco:
Como pode alguém pensar assim e mencionar os blogs de Protógenes e Paulo Henrique Amorim?
Estranho.
Faltou (o blog é meu?, hehe) o grande Reinaldo Azevedo.
Leve com humor,
abraço.

Edgard Freitas disse...

Leandro, obrigado pela visita. A lista de Blogs mostra sempre os dez últimos atualizados. Clique em "ver todos" e verá o de Reinaldo Azevedo.
A razão de ter o blog do Protógenes, do Paulo Henrique Amorim e outros é simples: eu os leio, ué. Quem tem mania de só ler o que concorda é a turma do lado de lá.

Leandro Matos disse...

Eu sei. Por isso que pedi que levasse com humor.
Foi a sorte que me fez entrar aqui numa hora em que o blog (de Reinaldo) não aparecia.
Claro, se não estivesse na lista não queria dizer que seu blog não fosse digno, só comentei mesmo porque imaginei que você o lesse.
Sem mais.