Contos

domingo, 16 de agosto de 2009

Notas de Domingo

Confiram o excelente artigo "O papel relevante dos estagiários de direito" no Consultor Jurídico. De lá extraio uma excelente - e verdadeira - frase (em especial para mim, que estagiei quase todos os anos da faculdade, inclusive no escritório onde depois ingressei como advogado e hoje estou, como sócio):

Um estagiário não se envolve nas brigas internas. Não toma partido. Ouve muito e fala pouco. Sua permanência é transitória. Deve deixar amigos no local e a porta sempre aberta. Nunca se sabe se lá voltará.


************

Vale conferir, ainda no CONJUR, o excelente artigo sobre os 20 anos do Decano do STF, o Ministro Celso de Mello.


************
Ainda sobre a polêmica dos crucifixos nos tribunais, passo a palavra a Francesco Carnelutti (As misérias do processo penal, 7 ed. Campinas. Bookseller, 2005, página 35):

Nenhum homem, se pensasse no que ocorre para julgar um outro homem, aceitaria ser juiz. Contudo achar juizes é necessário. O drama do direito é isto. Um drama que deveria estar presente a todos, dos juizes aos judicados no ato no qual se exalta o processo. O Crucifixo que, graças a Deus, nas cortes judiciárias pende ainda sobre a cabeça dos juizes, seria melhor se fosse colocado defronte a eles, a fim de que ali pudessem com freqüência pousar o olhar, este a exprimir a indignidade deles; e, não fosse outra, a imagem da vítima mais insigne da justiça humana. Somente a consciência da sua indignidade pode ajudar o juiz a ser menos indigno.

************

O TJRS, em decisão monocrática de um Desembargador mandou bem ao reconhecer o óbvio: Que a Google não tem como controlar a criação de perfis de orkut, mas somente a sua exclusão a posteriori.
Desde o affair Cicarelli as ações na justiça que tentam imputar responsabilidade objetiva aos servidores por conteúdo postado têm obtido variável grau de sucesso, apesar de que imputar à Google tarefa juridicamente impossível (isto é, censura prévia), responsabilizando-a por fato exclusivo de terceiro, o que é uma verdadeira aberração jurídica, s.m.j.

************

Esta semana começa com viagem a Coaraci, para audiência no JEC de lá. Tenho, ainda, diligências. Será que o TJBA já instalou o SAIPRO nas novas instalações do juizado de lá?

************

Meu amigo Bauer lançou um blog e já se sai com um post impagável. Confiram.

Gol Completo 2006/2007 III geração - R$ 28.000

3 metros de Corda de cânhamo - R$ 30,00

Ver um velho FIAT 147 rebocando um carro pelo menos 20 anos mais novo, não tem preço...

Pra todas as outras coisas (inclusive pra revisão do carro) use seu Credicard




Em Itabuna...


Nenhum comentário: