Contos

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Ideli Salvatti X Jim Rogers

Numa mesma semana, leio palavras de Ideli Salvatti, membro da tropa de choque petralha:

"A tese do Estado mínimo foi enterrada pelo socorro de US$200 bilhões dos EUA para o sistema hipotecário"
Em seguida, leio entrevista de Jim Rogers, economista, na Veja, comentando os erros que conduziram à crise:


Que erros foram esses?
O maior equívoco foi o fato de o Fed (Federal Reserve, o banco central americano) e o Tesouro dos Estados Unidos não terem permitido, na última década, que nenhuma grande instituição financeira fosse à lona. Toda vez que alguém se via às voltas com alguma encrenca, chamava logo o Alan Greenspan, ex-presidente do Fed, e dizia: "Salve-me, salve-me, salve-me!". O governo abraçava a causa e salvava a empresa. Para isso era necessário imprimir mais dinheiro. O Fed e o Tesouro fizeram isso diversas vezes. Por isso são os maiores culpados pela enrascada. Eles sinalizaram que não havia risco, pois sempre correriam ao resgate dos incautos. Em 1998, o Long Term Capital Management (LTCM) enfiou os pés pelas mãos e chegou à beira da falência. Era uma grande empresa de investimentos vitimada por apostas que pareciam espetaculares até que sobreveio a moratória russa. O Fed e o Tesouro deveriam ter deixado o LTCM afundar. Teria sido uma lição para todos, e hoje, como resultado dela, o Lehman Brothers (banco de investimentos que faliu em setembro passado) ainda estaria no negócio e o Bear Stearns (outro falido) também.
Conclusão: Para Ideli, uma crise que começa por que o Estado interviu na economia é prova que o Estado Mínimo (não intervencionista) não funciona. Por isso ela celebra mais intervenção do Estado na economia.

Capisce?

PS.: Genial comentário de Orkut, na Comunidade Olavo de Carvalho:


"E a tese do estado socialista que a dona Ideli defende, foi enterrada junto com mais de 100 milhões de pessoas na União Soviética e na China"

Nenhum comentário: